Resumo
devido à ação do tempo. O projeto visa a elaboração de projetos de restauro do histórico imóvel, fazendo com que a cidade continue usufruindo desse marco histórico de imenso valor para a cidade, onde por muitos anos residiu a família Muller, que foi responsável pelo surgimento de um dos maiores parques têxteis da América Latina.
Descrição
A Casa Herman Muller foi construída no começo do século passado, tendo por referência de estilo, a arquitetura germânica do mesmo período. Além de dezenas de cômodos – inclusive porões e sótão – com um pé direito bem mais alto do que os dos padrões atuais, portas e janelas grandes. A casa tem um mirante, de onde pode ser vista uma linda paisagem natural. Ao lado da casa existe uma usina hidroelétrica desativada, construída naquele mesmo período.

Informações Adicionais
Hermann Muller, que dá o nome à casa, foi um importante empresário do primeiro quinquênio do século passado. Filho de Franz Müller, empresário alemão radicado no Brasil, desde 1879. Seu pai, primeiramente, estabeleceu-se na cidade de Porto Alegre, onde conheceu Albertine Goetze, com quem se casou em 1883 e onde tiveram seus primeiros três filhos: Hermann, Erich e Hans.
Em 1889, mudou-se para São Paulo onde foi um dos primeiros a construir residência no nascente bairro de Higienópolis, mais especificamente à Rua Maranhão, 341, onde nasceram mais três de seus filhos. Essa casa, posteriormente, foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.
Em 1901, comprou em leilão a Fábrica de Tecidos Carioba (uma empresa que se encontrava fechada desde os tempos do Império), em associação com o inglês Ingels Rawlinson. A empresa passou a ter como razão social Rawlinson Müller & Cia. A intenção inicial do Comendador Müller era recolocar a fábrica em funcionamento para, em seguida, vendê-la. Mas Franz Müller ficou tão fascinado com a beleza natural do local, próximo à
confluência dos rios Atibaia e Jaguari, que formam o rio Piracicaba, que lá se instalou com toda sua família em 1902, até sua morte, em 1920. É lembrado por sua grande contribuição para o desenvolvimento da cidade de Americana.
Foram tempos árduos até a recuperação total da fábrica. Além disso, o Comendador Müller aumentou a Vila Operária. A Vila Operária de Carioba tinha escola, cinema, hotel, bares, açougue, padaria, farmácia, biblioteca, igreja, clube de regatas, campo de futebol, pista com hangar para aviões bem iluminada, etc. A família Müller acreditava que era necessário unir o capital ao trabalho. Carioba teve as primeiras ruas asfaltadas do Brasil!
Hermann, o filho mais velho do Comendador Franz Müller, assumiu a gerência da fábrica, no começo dos anos 1930, levando-a a grande prosperidade. Hermann teve, ainda, grande participação na vida política de Americana, defendendo a bandeira do desenvolvimento da cidade.
Após a próspera década de 1930, quando Carioba atingiu o auge de seu desenvolvimento, veio a eclosão da Segunda Guerra Mundial e o Brasil entra em estado beligerante contra as nações do eixo. O governo getulista, então, impõe restrições a imigrantes e descendentes de italianos, japoneses e alemães. Com a concorrência cada vez maior e a dificuldade em conseguir empréstimos para continuar seu negócio, Hermann se vê
obrigado a vender a fábrica, fazendo-o ao grupo JJ Abdalla.
Objetivo
Será necessário para restaurar a Casa Hermann Muller a elaborar todos os projetos de restauro a elaboração de Memorial Historiográfico, Memorial Descritivo de Restauro, Projeto Arquitetônico, Projeto Arquitetônico de Restauro, Projeto Arquitetônico do Entorno/Paisagismo, Projetos Complementares, Projeto Elétrico, Projeto se SPDA, Projeto Hidro Sanitário, Projeto de Prevenção Contra Incêndio, Projeto de Alarme e Sistema de Monitoramento, Projeto de Acessibilidade, Projeto Legal, Planilha de Serviços, Quantitativo e Preços, abaixo segue o descritivo de cada um dos projetos necessários.
1) Memorial Historiográfico: Este memorial deverá conter informações sobre a origem histórica da casa, fazendo uma análise inicial do local escolhido para sua edificação, histórico dos seus proprietários e origem, será abordado também o estilo arquitetônico, técnica construtiva da época, seu projetista e construtor, materiais construtivos utilizados, além de fazer uma descrição sobre o seu entorno como paisagismo (jardim) e construções anexas, se houver.
2) Memorial Descritivo de Restauro: Este memorial irá fazer um levantamento detalhado da situação atual do imóvel, levanto em consideração os dados levantados no memorial historiográfico, suas intervenções, abordará das técnicas utilizadas, irá fazer uma descrição das patologias existentes, será feita prospecções nos revestimentos e pintura das paredes para propor a sua restauração, inclusive o atual uso do imóvel. Este memorial também fará uma abordagem/prospecção sobre os elementos e revestimentos decorativos empregados na construção, para sua restauração.
3) Projeto Arquitetônico: – Levantamento Métrico Cadastral: Este projeto será elaborado através de um levantamento detalhado da situação atual do imóvel, levanto em consta seu uso e estado atual de conservação e se possível constatar/registrar as intervenções/alterações que foram feitas ao longo do tempo, inclusive com o levantamento e registro gráfico de todas os detalhes construtivos, telhado, escadas, portas, janelas, forros, pisos, pintura e outros elementos existentes do imóvel.
4) Projeto Arquitetônico de Restauro: Este projeto será elaborado conforme orientações do memorial descritivo de restauro, que irá propor quais as intervenções que serão feitas e qual a técnica que deverá ser utilizada, para manter as características originais do imóvel, e também a sua destinação de ocupação.
5) Projeto Arquitetônico do Entorno/Paisagismo: Este projeto contemplará os limites dentro da área envoltória, e tudo que está dentro desta área, pode ser a linha de divisa do terreno e/ou ser ampliada, conforme levantamento topográfico a ser executado, deverá ser observado os limites especificados na matricula/escritura do imóvel.
6) Projetos Complementares: Os projetos complementares, deverão ser elaborados conforme normas específicas existente.
6.1) Projeto Elétrico: Este projeto será elaborado conforme a destinação de uso do imóvel, e será elaborador, tanto internamente como externamente do imóvel, inclusive iluminação decorativa se aplicável.
6.2) Projeto se SPDA: Este projeto é referente ao Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica.
6.3) Projeto Hidro Sanitário: Este projeto é referente as partes unidas, água potável, águas servidas (esgoto) e águas pluviais.
6.4) Projeto de Prevenção Contra Incêndio: Este projeto será elaborado dentro das normas do Corpo de Bombeiros, levando em consideração a ocupação do imóvel, e os materiais constritivos utilizados, este projeto não poderá descaracterizar os valores culturais e histórico do imóvel.
6.5) Projeto de Alarme e Sistema de Monitoramento: Este projeto será elaborado com a instalação de sensores de alarme e sistema de monitoramento com câmaras, desenvolvido conforme a ocupação do imóvel.
6.6) Projeto de Acessibilidade: Este projeto será elaborado conforme a norma ABNT – 9050, que irá permitir que todas as pessoas possam se locomover dentro e forma do imóvel de maneira segura e com orientação, inclusive com a instalação de elevador e/ou plataforma de transporte vertical e rampas com inclinação adequada.
7) Projeto Legal: Caso seja necessário deverá ser elaborado um projeto simplificado para aprovação junto a secretaria de obras de Americana.
Observação: Os projetos deverão ser elaborados e aprovados de Conselho Municipal de Defesa de Americana e também pelo CONDEPHAAT, da Secretaria de Cultura do Estado de SP.
8) Planilha de Serviços, Quantitativo e Preços: Esta planilha será elaborada conforme os serviços de construção civil e restauro previstos nos documentos acima mencionados, e deverá ser colocado o código e o valor de cada serviços conforme as planilhas de custos oficiais do estado de São Paulo e a nível federal.
Justificativa
Este projeto tem como intuito divulgar uma cultura de época, aproximando a população a um modelo arquitetônico e um modo de vida de um período distante, restaurando a Casa Hermann Muller, deixando-a em melhores condições para receber estudantes e turistas. A residência tem grande notabilidade regional, pois Carioba foi muito importante na indução do desenvolvimento econômico e social da região.